UMA CASA ACONCHEGANTE E... SEGURA! ISSO É MORAR BEM NA TERCEIRA IDADE


 Por que adaptar a casa quando se chega na maturidade?
Com o passar dos anos, a casa em que moramos pode se tornar um ambiente perigoso. Atualmente, a longevidade é alcançada por muitas pessoas e diante desse fato muitos idosos têm a opção de morar sozinhos e viver bem. Pensando assim, em alguns casos é necessário fazer adaptações para deixar a casa mais funcional e segura. Isso beneficia não só o idoso, mas também os seus familiares, que passam a ter mais tranquilidade, uma vez que o espaço onde o parente habita está organizado de acordo com as suas reais necessidades. Com atitudes simples a casa pode ser adaptada sem deixar de lado o estilo do seu morador.


A vida é um eterno movimento e você não pode ficar parado. É um grande erro, uma ilusão, querer ser eternamente jovem, ignorando as mudanças que vão acontecendo com você e no mundo, principalmente no tocante à segurança e a integridade física.
A casa onde vivemos também precisa sofrer adaptações que nos permitam viver melhor à medida que amadurecemos, principalmente, se tivermos independência física, financeira e social para morarmos sozinhos.
Destacamos a seguir os principais pontos a serem considerados no momento de preparar a residência, tendo em vista que passaremos boa parte do tempo nela e nossa casa não pode ter armadilhas...
Revestimento do chão► A melhor forma de prevenir acidentes é instalar pisos antiderrapantes. Caso isso não seja possível, abandone o hábito de usar tapetes e ceras, pois isso transforma o piso de sua casa numa verdadeira fábrica de quedas. Objetos de decoração colocados no chão também são perigosos. Mude-os de lugar para que não se tornem obstáculos que possam ocasionar tropeços e escorregões.
Banheiro► O ambiente sanitário costuma ser o principal cenário para acidentes, pois geralmente tem piso escorregadio e molhado. Procure instalar barras de apoio ao lado do vaso sanitário e dentro do box. Aliás, dentro do box o ideal é instalar um acento para você tomar banho sentado. Já existem peças prontas no mercado, basta pesquisar nos depósitos de materiais de construção. Se puder fazer uma mudança radical, o indicado seria também levantar a altura do vaso sanitário. No mercado também há adaptadores para esse fim.
Escadas e corredores► Procure instalar corrimãos nas escadas para dar equilíbrio no momento da subida e da descida. Uma dica importante é sinalizar o início e o final dos degraus e isso pode ser feito com fitas adesivas, fitas fluorescentes, etc. Os corredores devem sempre ficar iluminados à noite e deve-se evitar o uso de  tapetes ou passadeiras ou então, deve-se usá-los com ventosas ou com superfície de contato antiderrapante. 
Iluminação► Todos os cômodos da residência devem ser bem iluminados. Para isso opte por lâmpadas fluorescentes ou LED. Os interruptores devem estar próximos das entradas dos cômodos e as paredes devem ser pintadas com cores claras, pois também auxiliam na iluminação.
Cozinha► Evite armários altos. Tudo deve estar à mão. Nunca suba em banquetas ou cadeiras.
Quarto► Pense também em deixar telefones acessíveis e tenha pontos de iluminação como abajures de fácil acesso, pois se precisar levantar à noite, nunca o faça no escuro.
Área externa► O cuidado deve ser o mesmo que se tem com o interior da casa. Escadas e degraus devem ser substituídos por rampas, quando possível; ou então, devem ser sinalizados. Uma atenção especial deve ser dedicada para o ambiente do quintal, que não deve ter buracos, objetos espalhados ou pendurados de forma inadequada.
Um lembrete especial para quem tem animal de estimação: Atenção, pois ele eventualmente se deita em qualquer lugar, transformando-se num obstáculo que pode ocasionar tropeços e quedas.
Clique sobre a imagem abaixo para visualização e leitura de mais informações  e, no final da matéria, abra o link que leva a uma apresentação de slides sobre o tema.
Ninguém pensou em ter uma casa para quando ficasse idoso, daí a necessidade de algumas mudanças que ajudem a melhorar a qualidade de vida e, principalmente, a segurança de seus habitantes. Todas essas sugestões não podem ser levadas ao extremo de transformar a casa num local parecido com um hospital ou algo semelhante. Nossa casa tem que ter a nossa cara e... pois cada pessoa tem o seu estilo de vida.
*Recomendamos a visualização da animação sobre o tema dessa matéria:Clique aqui para visualizar...
Fontes:Fontes: Sites: Mundo das Tribos, Forum da Construção, G1 Globo.com
Livro: Estudos Sobre a Maturidade de Aida G. de Shor
Cartilha para Acessibilidade Ambiental – Orientações Ilustradas para Domicílios de Pessoas Idosas (Projeto de Pesquisa UFSC/SP – Maria Luiza G. Emmel e Luiza O. Paganelli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário