"OLHA ELAAA!!" CUIDADO QUE A GRIPE H1N1 PODE TE PEGAR.


Proteja-se contra a gripe H1N1


Esse outono exigirá mais atenção à saúde. Além do Zika Vírus, Chikungunya e Dengue, a população terá ainda que se preparar contra os males respiratórios comuns para a época e a ameaça da gripe H1N1 é bastante real. Pessoas com mais de sessenta anos, precisam sem dúvida, ter atenção redobrada com sua saúde.  

O QUE É A INFLUENZA A H1N1?
É uma doença transmitida por um novo vírus da mesma família que transmite a gripe. A partir de agora você vai ouvir na televisão, rádio e ler em sites e jornais o nome INFLUENZA A/H1N1 e não mais "gripe suína" (devido ter sido detectada primeiramente em porcos), seu ANTIGO nome.
Saiba como se proteger...
QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS DA INFLUENZA NOS SERES HUMANOS?
São sintomas semelhantes aos da gripe comum:

            . Febre alta e tosse
            . Dor de cabeça e no corpo 
            . Garganta inflamada
            . Falta de ar 
            . Cansaço
            . Diarreia e vômito 

A gripe não complicada costuma melhorar em até cinco dias contados a partir do início dos sintomas, porém em alguns casos pode estender-se por mais de uma semana. Algumas pessoas demoram semanas para recuperar-se da fraqueza que sentem.
Nas pessoas vulneráveis como idosos, gestantes, crianças menores de cinco anos e portadores de doenças crônicas, a gripe pode ser mais complicada. Isso acontece quando ocorre: pneumonia causada diretamente pelo Vírus Influenza (pneumonia viral) e pneumonia bacteriana (quando bactérias se aproveitam da fragilidade do organismo e infectam os pulmões).

COMO SE TRANSMITE A GRIPE H1N1?
É transmitida de pessoa para pessoa especialmente através da tosse ou espirro. Alguns podem se infectar entrando em contato com superfícies e objetos contaminados com gotículas de secreção e depois tocarem seus olhos, nariz ou boca. Daí a importância de lavar bem as mãos várias vezes e evitar tocar seu rosto sem antes higienizá-las.

COMO FAZER A PREVENÇÃO PARA EVITAR A DOENÇA?
A prevenção é relativamente simples, consistindo em medidas como vacinação e cuidados básicos com a higiene.
A vacinação deve ser repetida anualmente. O objetivo da vacinação é fazer com que a pessoa não contraia a infecção ou se isso não for possível, que tenha um quadro mais leve da doença, com menos risco de complicação.

EXISTE MEDICAMENTO PARA TRATAR A INFLUENZA H1N1?
Como a gripe é uma doença autolimitada (com período limitado e determinado), na maioria dos casos basta o tratamento de suporte com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação. Em alguns casos podem ser introduzidos medicamentos antivirais que, como sugere o nome, atuam especificamente sobre o vírus. Havendo agravamento da doença, o quadro inicial evolui requerendo internação e cuidados mais específicos que, quando não solucionados a tempo, podem levar a óbito.

O QUE VOCÊ DEVE FAZER SE ADOECER?
Se perceber sintomas persistentes procure um posto de saúde ou um pronto–socorro o mais rápido possível para certificar-se de ter contraído gripe ou um simples resfriado. Lembre-se com saúde não se brinca.

AGORA UMA DICA LEGAL: QUAL É A MELHOR MANEIRA DE LAVAR AS MÃOS E EVITAR A CONTAMINAÇÃO NÃO SÓ PELA GRIPE, COMO TAMBÉM POR OUTRAS DOENÇAS?
Lavar as mãos com frequência ajuda você se proteger dos germes. Lave com água e sabão ou com soluções que contenham álcool. Recomenda-se lavar as mãos durante 15 a 20 segundos. A mão toda deve ser lavada, passando pelo dorso, entre os dedos e os pulsos também. Tire anéis para a lavagem. Quando não houver água e sabão disponíveis, use lenços descartáveis contendo álcool ou sanitizantes em gel. Você os encontra em supermercados e farmácias. O gel não precisa de água para sua ação desinfetante.
AGORA BEM INFORMADO É SÓ SE CUIDAR...
Fontes - Sites: Ministério da Saúde / PM São Caetano do Sul / Dr. Dráuzio Varella 
Pesquisa de imagem: http://farmaciazarateorotava.com