UNICAMP - IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM GERONTOLOGIA E GERIATRIA - MAIO/2016


A revolução da longevidade: Possibilidades e desafios 

Diante das demandas do blog e do nosso público alvo vimos como primordial a necessidade de formação e capacitação para um trabalho de melhor qualidade. Conhecimento é fundamental para atingirmos objetivos para além de fazermos algo que gostamos. Queremos que outras pessoas gostem disso e gostem usufruindo do que trouxermos em nossas páginas, como referenciais de vida. Só amor não basta; pretendemos oferecer isso e muito mais...
Chegamos com essa ideia ao Seminário da Unicamp para aprendermos mais e trocarmos experiências.

Foram relatadas inúmeras pesquisas no campo da geriatria e gerontologia que visam melhorar qualidade de vida na longevidade, pois os longevos formam o grupo de pessoas que mais
tende a crescer no mundo e, atualmente, é fundamental obter dados para políticas de saúde e bem estar para essa população.
Foram abordados temas dentro das áreas de medicina, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e enfermagem, entre outras. As exposições se deram com especialistas brasileiros e de outros países, enriquecidas com dados e resultados de pesquisas recentes e relevantes para o melhor atendimento à longevidade.
Para nós ficaram marcadas as propostas que não negaram o envelhecimento e as dificuldades provenientes disso. Mas, com maior intensidade, se evidenciaram as conclusões e  perspectivas que indicaram que envelhecer dignamente pode estar atrelado ao nosso comportamento face às informações e cuidados que buscamos e recebemos. É necessário fazermos escolhas que nos permitam, em todas as etapas da maturidade, a busca pelas possibilidades de vencermos os desafios e vivermos essa fase com o melhor que a vida puder nos oferecer, até os últimos momentos. Nesse mesmo contexto, também consideramos muito producentes as abordagens em relação às pessoas que convivem e cuidam de idosos como: familiares, cuidadores, instituições e profissionais diversos.
Uma ilustração que pode sintetizar grande parte do que aprendemos nesse Seminário é o vídeo abaixo. Nele, podemos entender melhor como um envelhecimento bem sucedido pode passar pelas escolhas que fazemos ao longo da vida.