VIAJAR DE CARRO PODE SER UMA OPÇÃO PARA QUEM QUER SER DONO DO SEU DESTINO


Viagem de carro: conforto, liberdade e autonomia. Fomos conferir...
                                 
Já pensou em fazer uma viagem de carro? É mais simples e fácil do que se pensa. Em se tratando de pessoas na maturidade então... pode ser uma oportunidade para quem tem condições e gosta de dirigir, ou para quem pode desfrutar de um motorista num grupo de amigos ou entre familiares. Assim, é só planejar e... boa viagem!

Existem algumas vantagens que levam as pessoas a optarem por fazer viagens de carro: o conforto, a liberdade e a autonomia pesam bastante na hora da decisão, uma vez que se tem a perspectiva de ser dono do próprio destino. Para aqueles que estarão ao volante, gostar de dirigir é fundamental e nem é preciso se preocupar em ter carro, pois pode-se alugar um para essas aventuras com motorista e tudo! A palavra chave para fazer uma viagem dessas é
PLANEJAMENTO. Existem cidades no Brasil e no exterior que oferecem uma variedade enorme de rotas, sendo possível curtir ótimas rodovias alugando um carro. Muito importante é fazer uma revisão no veículo antes de partir. Se houver a opção por um veículo alugado, a empresa deve certificar que o automóvel esteja em condições para percorrer longas distâncias e o contrato com a locadora deve também incluir o seguro de auto; afinal segurança é extremamente necessária para todos. Pensando assim,  resolvemos conferir de carro um roteiro muito apreciado pela turma que está na fase da maturidade, saindo de São Paulo (SP) com destino à cidade de Caldas Novas, balneário turístico de águas termais situado no estado de Goiás (GO), região Centro-Oeste do Brasil.
O primeiro passo, como já dissemos, foi fazer um planejamento obtendo informações sobre condições das estradas, distância e possíveis paradas. Aproveitando as tecnologias disponíveis hoje em dia, com a utilização de aplicativos como o Waze e Google Maps, tudo ficou mais fácil no momento de planejar as rotas e, principalmente, de retomá-las. Outro quesito muito importante na fase do planejamento, foi a segurança de podermos contar com os serviços das seguradoras de nosso veículos (a nossa turma foi dividida em 5 carros de nossa propriedade), sabendo que teríamos suporte mecânico e de substituição em caso de pane.  
Ao observarmos a distância a ser percorrida em nossa viagem, percebemos que seria cansativo fazer o percurso de uma só vez e optamos por fazer uma parada de um dia na cidade de Uberaba, situada no estado de Minas Gerais. Para esse pernoite, fizemos a reserva de um hotel por meio de um site confiável nos certificando, inclusive, se haveria estacionamento para os nossos veículos.
Durante todo o trajeto procuramos fazer paradas em postos de grandes redes. Isso, porque lembramos que há uma fala entre os motoristas de que os postos nos quais os caminhoneiros param, a comida é boa. Entretanto, nos carros, levamos alimentos (em recipientes adequados para a conservação dos mesmos) e água, pensando numa eventual emergência fora das paradas. Procuramos viajar somente de dia pois , como não tínhamos familiaridade com as estradas, achamos melhor não correr riscos desnecessários. Também nos preocupamos em fazer uma pesquisa antecipada sobre: o clima e a temperatura no período que estaríamos viajando; a quantidade de pedágios e seus valores; se haveria bancos ou caixas eletrônicos dos quais somos correntistas nas paradas, pois apesar de toda modernidade, existem lugares que não aceitam cartões. Além disso buscamos nos certificar se, nas proximidades,  haveria plantões de urgências médicas que eventualmente pudessem nos atender através do nosso convênio médico e acrescentamos às nossas previsões os gastos com combustível, alimentação e compras.  
Para uma viagem como essa, é bom ter em mente o seguinte: devemos tentar prever os possíveis contratempos e, utilizando as tecnologias, as informações podem ser mais atualizadas e precisas. A internet pode ser um excelente “guia turístico”. Nós e nosso grupo de amigos (que é composto de pessoas bem animados) fizemos uma viagem tranquila e relaxante. Antecipando os passos tudo ficou fácil. Foi muito bom e nos divertimos muito! Por isso... convidamos você: "TOME OS DEVIDOS CUIDADOS E PÉ NA ESTRADA!!!!"
* Se você já viveu essa experiência, deixe um relato e mais dicas (principalmente de bons roteiros) postando o seu comentário logo abaixo. Isso, com certeza, poderá ajudar outras pessoas que pensam em fazer uma viagem como essa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário